- Descrição
-
- Descrição
-
Descrição
O objetivo desse trabalho foi pesquisar, ordenar e catalogar os termos comparativos – as analogias – e avaliar a importância e aplicação das mesmas na medicina e, particularmente, no ensino médico. Empreendeu-se uma investigação de mais de 10 anos, nos chamados “momentos de folga”, em vários livros-textos e revistas médicas, identificando-se e organizando-se as expressões e os termos comparativos em ordem alfabética e relacionando-os aos vários sistemas orgânicos e respectivos quadros nosológicos.
Simultaneamente procurou-se esclarecer a razão e/ou origem dos mesmos, pesquisando-os na etimologia, na mitologia, no folclore, na astronomia, na música, nos reinos animal e vegetal, na arte em geral, na arquitetura, na indústria, no esporte etc. e até mesmo na política.
Obteve-se uma relação de centenas de termos comparativos úteis sob o aspecto didático-pedagógico, atrelados a expansão cultural e a “ludoterapia”. Tornou-se óbvio o valor dos vocábulos das similitudes no discernimento e na percepção de grande número de “sintomas e sinais”, tanto na área das disciplinas básicas como clínico-cirúrgicas.
TítuloLivro - Analogias no Ensino MédicoPáginas309Edição1ªTipo da CapaBrochuraEditoraCoopmedAno2018AssuntoEnsino MédicoIdiomaPortuguêsAutorAndrade Filho,Jose de SouzaISBN9788578250829 - Comentários
-