- Descrição
-
- Descrição
-
Descrição
São inúmeros os estereótipos e preconceitos aos quais costumamos associar a questão da loucura. Ainda quando escapamos do pré-julgamento, nossa percepção insiste em vincular a doença mental a conjunturas particulares. Em A TRADIÇÃO DA LOUCURA, as perspectivas se abrem: é sob o prisma da evolução das políticas sanitárias que se coloca a questão da loucura e seu tratamento, em Minas Gerais.
Neste livro, João Baptista Magro Filho se debruça sobre quase um século de história e revela, no embate de forças entre as elites políticas e médicas e o povo em geral, a constituição de nossa psiquiatria. Mostra, embasado em farta documentação oficial, os fortes vínculos entre nossa emergente psiquiatria e a própria constituição do Estado de Minas Gerais. Demonstra, por fim, que sob a capa da mineiridade e seus valores está uma realidade de exclusão e intolerância, pelo menos no que se refere a esta questão.
Reinterpretando o passado, A TRADIÇÃO DA LOUCURA lança, na verdade, suas luzes para a construção do futuro. E nisso temos todos, se não a mesma responsabilidade, ao menos o mesmo compromisso.
TítuloLivro - Tradição da Loucura 2ª EdiçãoPáginas172Edição2ªTipo da CapaBrochuraEditoraCoopmedAno2019AssuntoPsiquiatria, HistóriaIdiomaportuguêsAutorMagro Filho,João BaptistaISBN9788578250904 - Comentários
-